terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que é o tal de swaddle?

No mundo dos bebês, sobram nomes e artigos (de luxo e de lixo). Alguns são totalmente dispensáveis, outros tantos merecem destaque. Um dia, ouvi falar no tal do swaddle. Fiquei me perguntando o que raios era aquilo. Antes disso, é claro, decidi que queria um para o meu futuro bebê. Após pesquisas, descobri que o swaddle (que significa cueiro ou coberta) nada mais é que um pedaço de pano para fazer um embrulhinho no bebê.

Nos primeiros dias e semanas do recém-nascido, é essencial que ele se sinta seguro, confortável, quentinho e firme, como estava lá dentro do útero. É perigoso fazer o embrulhinho com qualquer cobertinha, pois se ele ficar mal feito ou muito solto pode acabar sufocando o bebê. Também é bom usar um cobertor fino, de malha, que não pese muito no corpinho do nenê.

O pediatra Harvey Karp, autor do livro "The happiest baby on the block", afirma que o ato de enrolar o bebê reduz o choro e ajuda os pequenos a dormirem de barriguinha para cima. Entretanto, parece que no Canadá alguns médicos discordam da opinião de Karp. Apontam que problemas como displasia do quadril, superaquecimento do bebê ou morte súbita (sufocamento causado pelo cobertor) podem acontecer com a prática do swaddle. 

Eu acho muito mais fácil e seguro comprar o swaddle wrap, que vem com espacinho para o bebê colocar as pernas e velcro para fechar o "pacotinho". Dessa forma, problemas como pontas soltas são completamente evitadas. Também vale ter bom senso: se é inverno, pode agasalhar mais o bebê e colocar o swaddle. Se é verão, deixa o bebê mais fresquinho e coloca um swaddle levinho. Também não precisa apertar muito, a ideia é deixar o bebê seguro, não completamente preso.

O bom é que o swaddle ajuda a prevenir os sustos dos movimentos involuntários que os bebês fazem, ajuda os pequenos a dormirem com mais facilidade, previne arranhões e dá mais segurança para quem está ainda descobrindo o mundo. Comprei um swaddle pela internet, da marca Goldbug, chegou hoje, é verde e bem levinho. 








2 comentários: