quinta-feira, 25 de abril de 2013

Forçando a barra

Imagem: We heart it


Na minha humilde visão, um filho chega para celebrar o amor entre um casal. Sabe quando a gente ama tanto alguém que quer dar continuidade ao amor? Quer formar uma família bonita? Não aquelas de comercial de margarina, pois isso não existe, mas uma família bonita, que de vez em quando se estranha, discorda, bate boca, mas se aceita e segue em frente, afinal, é isso que as famílias fazem.

É claro que existem casos e casos. Algumas mulheres engravidam de homens que viram apenas uma ou duas vezes. A gravidez acontece "por acaso", "sem querer". Neste ponto sou bem radical: todo mundo sabe como evitar filho. E se não tem nenhum método cem por cento confiável, então usa dois. Preservativo e pílula, por exemplo. É impossível que em 2013 as pessoas não entendam que hoje em dia só tem filho quem realmente quer. Fazer todo mundo sabe, prevenir nem sempre. E acho que JUSTAMENTE pelo fato de você não conhecer, não ter intimidade nem saber o CPF do sujeito, tem mais é que se prevenir de todas as formas possíveis e imagináveis, afinal, tem muito maluco por aí. Isso sem falar nas doenças sexualmente transmissíveis. Se com quem a gente conhece a coisa já tá preta, imagina com um desconhecido? Sexo não é só prazer, é respeito e segurança, sempre.

Se um filho é feito de dois, no mundo ideal o planejamento da chegada do bebê deveria ser feito a dois também. Por que falo "mundo ideal"? Simples, porque na realidade não é assim que a banda toca. Conforme já falei aqui outra vez, participo de alguns grupos fechados no Facebook. São grupos que falam sobre aleitamento materno, educação infantil, maternidade, parto, gestação, tentativas, introdução alimentar e outros. Adoro fazer parte deles, os assuntos abordados são sempre interessantes, é claro que também tem a parte chata, como as panelinhas, a mãe que se acha melhor porque aos 4 meses a filha já fica de bruços, senta e faz diversas gracinhas. Bom, mas o fato é que de vez em quando fico assustada com as histórias que já vi algumas mulheres contarem. Algumas, inclusive, já fizeram o que vou descrever a seguir. 

Eu jamais, em hipótese alguma, pararia de tomar pílula sem o conhecimento do meu marido. Acho uma traição, uma falta de respeito. E prezo muito por uma relação baseada no respeito e na verdade. Muitas mulheres ali, que alimentam o sonho da maternidade, simplesmente largam a pílula, fazem furos em preservativos, armam mil e uma coisas SEM o conhecimento dos parceiros. Ele não quer? Azar o dele, pois eu quero. Ele não quer? Azar, hoje vou ver se sai o meu positivo e depois largo ele. Opa, o que você quer ao lado: um homem, um companheiro, um pai feliz e dedicado ou um inseminador grátis? As pessoas não são brinquedos, ter filho não é como pintar uma parede de casa. É um assunto sério, delicado, é pra vida toda. Eu não entendo como alguém pode ser capaz de fazer uma coisa dessas. Se ele não quer sentem e conversem. Cada um explica o seu motivo, dá a sua visão da história, mostra como se sente. Sou super adepta do diálogo, acho que é a melhor forma de resolver as coisas. De repente, ele não quer porque tem alguns traumas chatos de infância. De repente, a situação financeira de vocês não está das mais favoráveis. De repente, ele tem medo de não ser um bom pai. De repente, ele tem medo que vocês se afastem demais e acabem se perdendo. De repente, ele ainda não está seguro. De repente, ele está com medo, afinal, tudo que é novo assusta. De repente, ele não sabe que você tem os mesmos medos que ele. De repente, existem vários de repente. E isso vocês só vão resolver com conversa, com carinho, com o ato de ouvir o outro, com abraços, com cumplicidade. A única certeza que tenho é que nada se resolve na base da imposição. Nunca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário