quinta-feira, 28 de março de 2013

Vida nova

Imagem: site iSaúde Bahia


Finalmente ontem foi meu último dia de Lexapro. Para quem não conhece a história, vou resumir: em 2010, tive meu primeiro ataque de pânico. A Síndrome do Pânico incapacita, atormenta e é bem mais difícil de superar do que parece. Na verdade, só quem viveu e sentiu sabe exatamente do que falo. De lá pra cá, tomei Anafranil, Frontal e em 2012 um remédio, que pra mim foi milagroso, chamado Lexapro. 

Comecei o processo de desmame devagar. Tomei dia sim, dia não durante uns dois meses. E ontem finalmente tomei o último comprimido. Depois, pensei: e agora? Bate um medo, uma insegurança, uma interrogação. Será que vou conseguir? Essa resposta eu não tenho, mas sei que vou fazer o possível para superar e vencer esse transtorno, que definitivamente não faz parte de mim.

Ainda me sinto ansiosa, mas tento direcionar o pensamento para coisas agradáveis. Além disso, tomo chá de camomila e procuro me distrair com o que é bom. Não dá para entrar na paranóia da ansiedade e dar trela para o pensamento, senão a gente enlouquece. 

Dou um passo de cada vez. Às vezes, para os outros, ele pode parecer pequeno, mas pra mim algumas coisas são realmente valiosas. Semana passada eu viajei sozinha para outro país, me hospedei sozinha num hotel, saí sozinha por lugares movimentados. Me senti uma heroína. Estava muito receosa desta viagem, mas consegui vencer cada dia numa boa. 

Gosto de falar sobre o assunto para que as pessoas entendam que o Pânico não é de outro mundo. Não precisa ter vergonha, nem se sentir maluco. Infelizmente, ainda é tabu, muita gente acha que remédio e psiquiatra é coisa de lelé da cuca. E não é. Pode acontecer comigo, com você, com a sua tia, com o seu melhor amigo. 

É por isso que não julgo quem toma tarja preta, tampouco tiro onda da cara de quem faz terapia 3x por semana. A gente deve tomar cuidado com o que diz e o que pensa, pois tudo muda muito rápido. Como dizem por aí "um dia é da caça, o outro do caçador". 

A partir de agora é vida nova. E minha próxima meta é parar de tomar o remédio para hipertensão. Para isso, já diminuí absurdamente o sal, incluí exercícios físicos na rotina, mudei a alimentação e estou perdendo peso. Logo, logo chego lá.

3 comentários:

  1. parabéns pela garra, porque sair de uma sindrome do pânico(e eu também tive) não é fácil, mas eu consegui e nunca mais tive, porque é tão ruim que a gente não quer nem passar perto, e o que é melhor, a gente conhece os sintomas, então , quando eu vejo que algum deles está me rondando, direciono meu pensamento para coisas boas, alegres, e logo passa, isso, se depender de mim, não me pega mais não...bjusssss Marcia Moraes

    ResponderExcluir
  2. Clarissa, vai dar tudo certo :)
    conte comigo pra conversar, quando quiser. Não sei se vc se lembra de mim, falamos sobre isso no facebook...
    bom, super boa sorte! beijo com carinho.
    Larissa

    ResponderExcluir
  3. Encontrei esse texto quando procurava a respeito de desmame em pessoas com síndrome do pânico. E a minha alegria foi ver que o título é: vida nova.
    Uau!!! Era isso q eu precisava ler nessa minha fase de encerrar a jornada do remédio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir