domingo, 26 de maio de 2013

Dúvidas das gestantes

Imagem: Google


A gravidez mexe com o físico e o psicólogico de todas as mulheres. É um momento de intensas mudanças e novidades, tanto no corpo quanto na mente. O José Bento de Souza, ginecologista e obstetra e autor do livro "Engravidar - Sim, é possível" esclareceu algumas dúvidas para o site bebe.abril.com.br

Alimentação
É necessário que a mulher mude os hábitos alimentares durante a gravidez?
José Bento: É fundamental que a mãe mantenha uma boa alimentação para garantir ao bebê todos os nutrientes essenciais, e assim, ajudar no seu desenvolvimento e formação. A partir de uma nutrição adequada é que a mulher garante uma gestação mais tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabete gestacional. Por isso, é importante que as mulheres acrescentem cerca de 300 calorias à sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura.

Além de uma boa alimentação, suplementos de vitaminas podem trazer benefícios à saúde da mulher grávida?
José Bento: O estado nutricional materno é fator determinante no desenvolvimento do feto, assim como no bem-estar da grávida. Mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, é possível que haja deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Desta forma, acrescentar suplementação de vitaminas passa a ser uma alternativa eficaz na redução significativa da incidência de malformações neurológicas, cardíacas, faciais, urinárias ou defeitos em membros. Além do mais, há evidências de que, a partir do uso de suplementos vitamínicos especiais para a gestante, pode haver diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia (pressão arterial elevada, retenção de líquidos e presença de proteína na urina, com sintomas que podem evoluir para convulsão e coma), diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros. Converse com o seu médico.

Qual é o peso ideal de uma grávida ao final de uma gestação?
José Bento: O peso corporal de uma gestante pode variar entre nove e doze quilos a mais, comparado ao seu peso normal. Esse aumento de peso pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana. Sendo assim, é importante que haja restrição no consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.

Cuidados com a saúde e a beleza

Quais são os principais efeitos que a gravidez gera no corpo da mulher, do ponto de vista fisiológico e estético?
José Bento: Nos três primeiros meses, é comum que a mulher sinta mal-estar, como náuseas e vômitos. Além disso, prisão de ventre e inchaço nas pernas são outros sintomas que ocorrem neste período. O volume de sangue armazenado no corpo da mulher pode aumentar em até 50%. Outras mudanças são o aumento das glândulas mamárias, o aumento do útero que pode chegar a 40 cm (7 cm é o normal), e o aumento dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) em até dez vezes.


Grávidas podem fazer exercício físico?
José Bento: Como uma forma de ficar mais preparada para o parto, sofrer menos com inchaço e dores lombares durante a gestação, a adesão aos exercícios físicos torna-se uma importante ferramenta. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de a grávida iniciar qualquer atividade física. Também é preciso saber que o correto é a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas moderadas, alongamentos e hidroginástica. A prática da atividade física certa irá beneficiar o equilíbrio emocional da gestante, pois é um momento em que ela fica em contato com o próprio corpo, sentindo como o bebê reage aos seus movimentos.


Quais cuidados a mulher pode ter com a beleza durante a gestação?
José Bento: Ter cuidado com a beleza no período de gestação influencia de forma positiva o emocional da mulher. Entretanto, é preciso que a atenção aos tipos de produto utilizados seja redobrada para que não haja qualquer risco para o desenvolvimento do bebê. O aparecimento de estrias, geralmente, é o que mais preocupa as mulheres nessa fase. Elas podem aparecer no abdômen, nas mamas, nas nádegas e nas coxas, pois a pele fica mais fina e esgarçada, ao ser esticada. Uma boa alimentação, o acompanhamento pré-natal e o uso diário de hidratantes e emolientes de boa qualidade são importantes.


É comum que a grávida tenha queda e mudança no tipo de cabelo? Por quê?
José Bento: Devido ao aumento da taxa de hormônios femininos (estrogênio e progesterona) no corpo da gestante, que pode chegar a até dez vezes mais do que o normal fora da gravidez, o cabelo da mulher cresce em um ritmo diferente, ganha mais brilho e força. Em relação à queda de cabelo, ocorre geralmente após o parto, pois com o nascimento do bebê a mulher tem uma diminuição brusca dos níveis hormonais.


Qual é a recomendação para um sono mais tranquilo durante a gravidez? Existe uma posição ideal para dormir nessa fase?
José Bento: É recomendável que as gestantes passem a dormir de lado, preferencialmente do lado esquerdo. Com o crescimento do útero há uma pressão sobre a veia cava, que fica próxima ao lado direito do abdômen, o que impede o retorno correto do sangue dos membros inferiores. Dormindo para o lado esquerdo, a mulher facilita o fluxo sanguíneo e previne o inchaço.

Sexo
A rotina sexual da mulher deve ter alguma alteração?
José Bento: A rotina sexual da mulher durante a gravidez não deve sofrer alterações. Porém, se houver alguma indicação obstétrica, como suspeita de parto prematuro, placenta baixa (placenta prévia) ou sangramento, é importante que a mulher siga as orientações de seu médico. Além disso, é fundamental que a gestante converse bastante com seu parceiro para deixá-lo mais tranquilo e ciente do que ela está sentindo.

Com a gestação, a mulher perde a libido?
José Bento: Tanto o aumento quanto a diminuição da libido podem ocorrer. Com o aumento de até dez vezes dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona), a mulher pode ficar mais sensível e ter mais vontade de manter relações com seu parceiro. Após o parto, a tendência é que a sua sensibilidade volte ao normal. Mais existe também a possibilidade, tanto da mulher como do homem, de sentir queda na libido com a notícia da gestação. Para a mulher, esse fato pode ocorrer devido a uma influência hormonal que afeta seu lado emocional. No caso do homem, essa diminuição de libido passa apenas por uma questão psicológica, pois ele pode começar a ver sua parceria com imagem de mãe, além de se preocupar, em muitos casos, em machucar o bebê.

Deve haver cuidados especiais na hora do sexo?
José Bento: Nos primeiros meses não há necessidade de mudanças nas relações sexuais, mas é importante que o casal se sinta confortável em manter a mesma intimidade e praticar as posições que desejam. No entanto, após o sexto mês é comum que haja alguns cuidados especiais. Neste caso, as posições mais indicadas acabam sendo quando a mulher fica de lado para o parceiro ou por cima. Porém, se houver algum incômodo ou dor, é importante que a gestante comunique seu parceiro e seu médico.


Fonte: bebe.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário